Como o Mindfulness pode influenciar no dia a dia

Como o Mindfulness pode influenciar no dia a dia

Você já ouviu falar de mindfulness? Em inglês, o termo mindful significa atento. Mindfulness, então, se refere ao estado de estar atento ao que está ao seu redor. É, em outras palavras, um estado de atenção plena. Mas, atualmente, o conceito vai além: quando falamos de mindfulness, falamos também de uma série de práticas meditativas feitas para melhorar a sua saúde e sua qualidade de vida. É, desse modo, uma forma de ser. Mas como o Mindfulness pode auxiliar no dia a dia?

Para responder essa questão, é preciso antes se aprofundar na efetividade do conceito. Quando se fala de práticas meditativas, muitas pessoas imediatamente pensam em algo espiritual ou nebuloso. O Mindfulness, no entanto, não é nada disso: na verdade, trata-se de uma prática com grande embasamento científico.

Como o Mindfulness pode influenciar no dia a dia

A neurocientista Gaëlle Desbordes, instrutora em radiologia na universidade de Harvard,  é uma das pessoas que se dedicou a formular esse embasamento. Após praticar meditação regularmente em sua vida diária, ela começou a notar resultados positivos, criando curiosidade acerca dos efeitos físicos da prática.

Usando imagens de ressonâncias magnéticas dos cérebros de pacientes, em 2012, Desbordes descobriu que a meditação causa mudanças em áreas cerebrais que se mantém mesmo após o término da atividade. Em pacientes que praticavam meditação regularmente, havia uma redução na atividade da amígdala, parte central do cérebro, responsável por acionar respostas de medo, adrenalina ou ansiedade.

Desse modo, a prática constante de meditação poderia funcionar como um tratamento para condições mentais como a depressão, por exemplo. Mas, mesmo para pessoas que não padecem desse mal, o Mindfulness pode trazer muitos benefícios a serem aplicados no dia a dia.

Saiba como o Mindfulness pode influenciar no dia a dia

Entenda como o Mindfulness pode auxiliar no dia a dia

O ponto mais importante a se entender sobre a prática de Mindfulness é que a habilidade de alcançar um estado de atenção plena é natural e dentro das capacidades de qualquer ser humano. No entanto, na nossa sociedade contemporânea, lidamos diariamente com tantos estímulos vindos de mídias de comunicação ou do ambiente urbano que perdemos o impulso de buscar esse estado, muitas vezes acreditando que ele pode até ser impossível para nós.

Diante disso, vamos explicar algumas formas de como o Mindfulness pode auxiliar no dia a dia, complementando a sua rotina ao invés de atrapalhá-la. Confira.

 

Mais atenção aumenta a sua capacidade de foco

Você já sentiu que a sua produtividade poderia ser bem maior do que já é? O Mindfulness é uma ótima ferramenta para atingir isso. Com a capacidade de estar focado no momento, você se torna menos vulnerável a distrações e consegue executar qualquer tarefa com mais rapidez.

 

O Mindfulness pode influenciar no dia a dia

O Mindfulness melhora a sua relação com a comida

Prestar atenção no que você está comendo é um caminho certeiro para criar uma relação mais saudável com a comida. Com isso, você aprende a evitar regimes restritivos que prejudicam seu metabolismo e a fugir de pensamentos obsessivos ou negativos com relação ao ato de comer, que podem ser muito prejudiciais para a sua saúde mental.

 

Você aproveita mais as partes agradáveis do seu dia

Estar presente é garantir que as emoções positivas de cada momento possam ser aproveitadas ao máximo. O Mindfulness faz com que você encontre mais alegria na sua vida diária.

Agora que você já sabe como o Mindfulness pode auxiliar no dia a dia, é hora de começar a aplicar essa prática na sua rotina. E a melhor forma de fazer isso é com a ajuda de profissionais qualificados que possam guiar você nesse novo estado de ser. O Vida Mindfulness é um centro de tratamento formado por uma equipe multi-capacitada e preparada para oferecer o melhor programa para você. Entre no site para saber mais!

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *