Menu

MBPM ® – Kindfulness

Logo - Mindfulness para a saúde - respira vida breathworks - Compassion - MBPM
Logo - Mindfulness para a SAÚDE-MBPM - respira vida breathworks - Padrões de qualidade

Mindfulness e compaixão para o estresse MBPM®

Programa psicoeducativo em grupo, laico, de 8 semanas, com standards internacionais de qualidade, baseado em evidências científicas e em práticas contemplativas.

Desenvolvemos de maneira vivencial exercícios e meditações que se relacionam com o cultivo de emoções positivas e aquelas que estimulam o florescimento humano, a resiliência, a compaixão, a conexão e a motivação ética; e a neuroplasticidade do cérebro.

Micro atividaddes para aplicar e inserir na vida cotidiana e laboral, que provem do neuroci~encia, e movimentos mindful baseados em chi-kung e yoga.

Mindfulness e compaixão para o estresse MBPM®
Respira vida breathworks

Os participantes preencheram um questionário antes e depois do curso, esses são os resultados:

Redução do nível de estresse

Redução de sintomas de depressão e ansiedade

Aumento na qualidade de vida

+ autocompaixão e mindfulness

Menos cansaço e fadiga

Para quem é esse curso?

Temos ministrado este curso por mais de uma década e ajudado milhares de pessoas que sofrem de estresse associado ao trabalho, família e relacionamentos, perdas, transtorno de estresse pós-traumático, depressão, ansiedade e aqueles que simplesmente querem aumentar sua resiliência, aprender a ser consciente e meditar, ser mais gentil consigo mesmo e com os outros, ou encontrar mais alegria e bem-estar em suas vidas. Se você pretende apenas melhorar a sua qualidade de vida e criatividade, o convidamos a aproveitar esta preciosa oportunidade.

Resumo do curso

A vida moderna é caracterizada por ocupações. Passamos grande parte do nosso tempo atendendo às demandas externas que exigem nossa atenção: o trabalho, as outras pessoas, a televisão, o rádio, o celular, a internet, e-mails, outdoors… e assim muitas vezes nos separamos de nós mesmos e do que realmente valorizamos.

A Atenção Consciente (Mindfulnes em inglês, ou “Sati” em pali, uma antiga língua da Índia) é uma forma de voltarmos a nós mesmos, de viver plenamente nossa experiência tanto de nós mesmos quanto do nosso meio ambiente e das outras pessoas.

As primeiras quatro semanas: Consciência e amabilidade para si mesmo
Durante a primeira metade do curso, iremos desenvolver uma consciência de nós mesmos: do corpo, de nossas emoções e pensamentos.
Começaremos pela consciência do corpo na primeira semana, logo iremos para a das emoções na segunda semana e a dos pensamentos na terceira. Na quarta semana, introduzimos a ideia de lidar com as sensações corporais, sentimentos ou pensamentos mais difíceis ou estressantes através da aceitação e da autocompaixão.
Essa consci~encia de si é desenvolvida tanto por meio de práticas formais de meditação para o cultivo de uma atenção consciente e amabilidade, quanto por meio de práticas mais informais ou exercícios que levaremos para a vida diária ou ao trabalho.

As últimas quatro semanas: Consciência das outras pessoas, amabilidade para os outros e para nosso entorno mais próximo
Na quinta semana, aprenderemos ferramentas para equilibrar o viés da negatividade, gerando mais espaço para as experiências agradáveis. A partir da sexta semana, ampliaremos nossa consciência em dois aspectos. Primeiro, nos centramos em sermos capazes de incluir e viver a nossa experiência de sensações no corpo dentro de uma perspectiva mais ampla e amável: por exemplo, se há uma parte do nosso corpo que nos incomoda, tomamos consciência disso, mas dentro de uma perspectiva mais ampla da totalidade de nossa experiência. Segundo, aprendemos a regulação emocional, enfatizando o sistema de calma e compaixão. Na semana 7 visualizamos e desenvolvemos o aspecto da conexão social e da humanidade compartilhada. Finalmente, na Semana 8, vemos como podemos continuar este processo de desenvolvimento introduzindo a ideia de um espiral positiva para florescer.

Além isso, na Semana 8, concluímos e avaliamos o curso, olhando para o futuro – o resto de nossas vidas: O que vamos fazer? Como vamos manter nossa prática (se quisermos fazê-lo)?

Temas secundários: O modelo de Mindfulness e compaixão dos Seis Passos
Além do fio condutor principal, há temas secundários presentes ao longo do curso, baseados no que chamamos de “O Processo dos 6 Passos Mindfulness”.

Naturalmente, podemos aprender com o passado e precisamos planejar o futuro, mas essas coisas podem ser feitas com plena consciência do momento presente. O que não nos ajuda é a maneira como a maioria das pessoas se “ausenta”, de forma quase constante e involuntariamente, da experiência do momento presente, para pensamentos sobre o passado ou o futuro. Isso leva a uma sensação de abstração – de uma vida vivida apenas pela metade – e é profundamente insatisfatório.

Você já parou no meio do que estava fazendo para realmente ouvir os sons ao seu redor? Ou olhou verdadeiramente para alguma coisa, não apenas olhando para ela de relance sem observá-la de verdade, mas cuidadosamente? Ou você realmente conseguiu saborear algo que estava comendo?

Quando realmente ouvimos, ou olharmos, ou saboreamos, ou damos a algo nossa atenção total e completa, entramos em uma dimensão diferente de experiência: uma experiência de maior plenitude, riqueza, simplicidade e paz. E se então pudermos aprender a agir com base nessa experiência tudo o que fizemos terá um sentido maior, será mais eficaz, porque estamos mais conscientes, mais presentes.

A consciência amável (kindfulness) é transformadora

O mindfulness tem uma dimensão social e altruísta de cuidado, amabilidade, compaixão tanto para consigo mesmo quanto para com os outros. Chamamos esse aspecto de kindfulness.
A partir do meio do curso, vamos nos concentrar mais nesta qualidade inerente de atenção consciente.

Este curso ajudará você a entrar e habitar essa dimensão de consciência, de cuidado e presença gentil, ensinando a desenvolver a atenção consciente e amabilidade. Tudo o que fazemos neste curso é centrado em torno dessas habilidades, e as técnicas que você aprenderá são maneiras diferentes de cultivar essas habilidades, em todas as diferentes áreas da sua vida.

O fio condutor do curso: Foco e Amplitude
Nas primeiras quatro semanas do curso, você aprenderá a prestar atenção na experiência do momento presente, focalizando uma coisa de cada vez. Isso é o que queremos dizer quando falamos “foco”. A partir da quinta semana expandiremos nosso consciência para aprender a incluir e viver nossas experiências dentro de uma perspectiva mais ampla. Isso é o que queremos dizer com “amplitude”. Também vamos expandir nossa consciência em mais dois aspectos a partir da quinta semana de nós mesmos para o nosso entorno mais próximos e também para outras pessoas.

O curso semana por semana

Semana 1: Mindfulness: aprendendo a escolher

Tema secundário: Prestar atenção a uma coisa de cada vez (passo 1). Experiência primária e secundária.

Semana 2: Voltando aos nossos sentidos

Tema secundário: Prestar atenção a uma coisa de cada vez (passo 1). Modo perceptual e conceitual da mente.

Semana 3: Trabalhando com os pensamentos

Tema Secundário: Prestar atenção a uma coisa de cada vez (paasso 1). Trabalhando com os pensamentos.

Semana 4: Trabalhando com experiências difíceis

Tema secundário: nos aproximarmos do difícil/desagradável (passo 2). Aceitação e autocompaixão.

Semana 5: Sente-se. Celebre a vida.

Tema secundário: nos aproximarmos do difícil/desagradável (passo 3). Curiosidade e apreciação.

Semana 6: Kindfulness a consciência amável

Tema secundário: Ampliando nossa consciência para nos tornarmos um “recipiente maior” (passo 4). Perspectiva e equanimidade.

Semana 7: Kindfulness: a dimensão social e altruísta de mindfulness

Tema secundário: Conexão: a humanidade compartilhada (passo 5).

Semana 8: Uma espiral positiva para florescer

Tema secundário: escolher responder ao invés de reagir (passo 6).

Os benefícios científicos de mindfulness:

A revisão de milhares de publicações científicas mostra que mindfulness reduz a dor, melhora o bem-estar mental e ajuda as pessoas a gerenciarem melhor o estresse e as tensões da vida cotidiana. Vejamos alguns exemplos:

  • Mindfulness melhora o humor e a qualidade de vida.
  • Mindfulness melhora a memória de trabalho, a criatividade, a concentração e a velocidade de reação.
  • A meditação melhora a inteligência emocional.
  • Mindfulness é um antidoto poderoso para a ansiedade, estresse, depressão, exaustão e irritabilidade.
  • Mindfulness é pelo menos tão bom quanto a psicoterapia ou medicamentos para tratamento da depressão clínica.
  • Mindfulness reduz comportamentos aditivos e autodestrutivos.
  • A meditação melhora a função cerebral e acalma a parte do cérebro responsável pela produção dos hormônios do estresse.
  • A meditação melhora o sistema imunológico.
  • Mindfulness pode reduzir o envelhecimento celular.
  • A meditação melhora a saúde cardíaca e circulatória, reduzindo a pressão arterial.
  • Mindfulness pode reduzir drasticamente a dor e a reação emcoional a ela.

Da tradição contemplativa. As bênçãos de metta:

Isso é o que se dizia sobre essa prática há mais de 2500 anos, do ponto de vista da tradição contemplativa:

“Monges, quando o amor universal que conduz à libertação da mente é praticado e desenvolvido com ardor, considerado como um recurso inexorável, utilizando como veículo próprio, se tornando o fundamento da própria vida, plenamente estabelecido, bem consolidado e aperfeiçoado, então estas onze bênçãos podem ser esperadas. Quais onze: A pessoa dorme feliz, acorda feliz, não tem pesadelos, é estimada por seres não humanos, os deuses a protegem, nem fogo, nem veneno, nem armas a prejudicam, a mente atinge a concentração rapidamente, a expressão no rosto é serena, morre sem ser perturbada.” (Angustara Nikàya, 11:16)


“Assim como o sol, que não selecion a quem vai iluminar com sua luz e calor, quando você sente metta não escolhe a quem vai beneficiar dessa maneira, nem a guarda para aqueles que você considera dignos dela.” (Sangharákshita 2020)

Os benefícios científicos da amabilidade:

A meditação da bondade amorosa (“Loving kindness meditation” em Inglês ou “mettabhavana” em pali) concentra-se em desenvolver ou cultivar um sentimento de benevolência, amabilidade e calidez para com os outros (Saliberg, 1997). De acordo com Emma Seppala, pesquisadora da Universidade de Stanford, a pesquisa sobre esta meditação demonstra um enorme benefício em melhorar o bem-estar, aliviar a dor e aumentar a inteligência emocional (esta evidência científica também se aplica à compaixão, uma vez que a amabilidade/bondade é a base da compaixão).

Bem-estar:

  • Aumento das emoções positivas e diminuição das negativas.
  • Aumento do tônus vagal, o que aumenta as emoções positivas e sentimentos de conexão social.

Saúde:

  • Diminuição da dor crônica e enxaquecas
  • Dimunuição do estresse pós-traumático
  • Ativa redes neurais relacionadas à inteligência emocional
  • Ativa a empatia e o processamento emocional do cérebro
  • Aumenta o volume da massa cinzenta em áreas do cérebro relacionadas à inteligência emocional

Estresse:

  • Melhora a resposta ao estresse ao desacelerar a respiração
  • Retarda o envelhecimento

Conexão social:

  • Torna você uma pessoa mais disposta a ajudar (altruísta)
  • Aumenta a empatia
  • Diminui preconceitos sociais
  • Aumenta a conexão social

Amor por si mesmo

  • Dimiui a autocrítica

Impacto de curto e longo prazo:

  • É efetiva mesmo em pequenas doses
  • Tem um impacto a longo prazo

Público Alvo:

Profissionais de saúde-médicos,enfermeiras, psicólogos e pessoas que tenham interesse em desenvolver a capacidade de autocompaixão , mindfulness (atenção plena) e bondade amorosa.

Para esse curso não é necessário experiência anterior em práticas de atenção plena.

Treined MSC Teacher - Universidade de San Diego - California (UCSD)

Coordenador geral
Danilo Correa
UCSD Certified Teacher of MBSR, MSC & mPEAK

Especialista em Mindfulness, Universidade de Zaragoza, Espanha.

Certified Teacher of MBSR – Mindfulness-Based Stress Reduction, UC San Diego Center for Mindfulness, Califórnia.

Certified mPEAK – Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge – Coach, UC San Diego Center for Mindfulness, Califórnia.

Treined MSPE (Mindful Sport Performance Enhancement) Instructor – MSPE Institute, Washington , DC.

Certified MSC-Mindful Self Compassion Teacher- UC San Diego Center for Mindfulness, Califórnia.

MTI

Mindfullness teacher trainner.

Instrutor certificado em Mindfulness pela UNIFESP.

Instrutor Certificado em Yin e Vinyasa Yoga.

WPBSA – World Professional Snooker Coach, UK.

Foi professor de Ciências da Computação nas Universidades PUC-RIO e Candido Mendes.

Formado em Tecnologia da Informação pela PUC-RIO, desenvolveu longa carreira como empresário no segmento de Informática.

Agenda

Cursos, programas, workshops, palestras e mais…

Terça-feira | 5 mar 2024

MBPM ® – Kindfulness: Atenção Consciente e Amável para o Estresse

5 DE MARÇO DE 2024 – 30 DE ABRIL DE 2024
P R E S E N C I A L – Rio de Janeiro

Segunda-feira | 1 abr 2024

MSC ® – Mindful Self-Compassion

1 DE ABRIL DE 2024 – 3 DE JUNHO DE 2024
O N L I N E

Domingo | 10 mar 2024

Formação de Instrutores de Mindfulness – Consciência Plena – Centro VidaMindfulness/MTI Mindfulness Trainings International – Módulo II

VIDAMINDFULNESS – CENTRO DE ESTUDOS E APRENDIZADO DE MINDFULNESS – SANTO ANTONIO DA SERRA 10 DE MARÇO DE 2024 – 17 DE MARÇO DE 2024

Terça-feira | 17 out 2023

MSC ® – Mindful Self-Compassion

17 DE OUTUBRO DE 2023 – 12 DE DEZEMBRO DE 2023

Domingo | 06 ago 2023

Formação de Instrutores de Mindfulness – Consciência Plena – Centro VidaMindfulness/MTI Mindfulness Trainings International – Módulo I

VIDAMINDFULNESS – CENTRO DE ESTUDOS E APRENDIZADO DE MINDFULNESS – SANTO ANTONIO DA SERRA 6 DE AGOSTO DE 2023 – 13 DE AGOSTO DE 2023

Quinta-feira | 15 jun 2023

Evento – mPEAK – Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge

VIA PLATAFORMA ZOOM 15 DE JUNHO DE 2023 – 3 DE AGOSTO DE 2023

Cursos

Confira nossos programas

MBSR ® - Mindfulness-Based Stress Reduction

MBSR ® - Mindfulness-Based Stress Reduction

Despertar para o automatismo em nossas vidas, trazendo mais consciência…
Saiba mais

MSC ® - Mindful Self-Compassion

MSC ® - Mindful Self-Compassion

Desenvolvido por Kristin Neff, doutora em desenvolvimento humano pela universidade de Berkeley…
Saiba mais

mPEAK ® - Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge

mPEAK ® - Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge

Atinja alto nível de excelência e desempenho…
Saiba mais

MTI ® - Formação de instrutores

Instituto MTI Mindfulness Training International

Curso de treinamento intensivo sobre os princípios fundamentais das práticas de mindfulness.
Saiba mais

Corporativo

Corporativo

Mindfulness aplicado em qualquer ambiente de trabalho como empresas, hospitais, clínicas…
Saiba mais

Retiros

Retiros

Retiros Mindfulness.
Entre em contato

MBPM ® - Kindfullness: Atenção Consciente e Amável para o Estresse

MBPM ® - Kindfullness:

Atenção Consciente e Amável para o Estresse
Saiba mais

Tire suas dúvidas sobre Mindfulness

Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.

Blog

Fique por dentro de novidades sobre Mindfulness!

Mindfulness para Jogadores Profissionais Obtendo um Desempenho Extraordinário

Mindfulness para Jogadores Profissionais: Obtendo um Desempenho Extraordinário

programa-de-mindfulness-e-autocompaixao-msc

Programa MSC – Mindful Self-Compassion

O curso de Compaixão MSC (Mindful Self-Compassion) foi desenvolvido para o público em geral. É um programa...
por-que-sua-equipe-deve-praticar-mindfulness-2-400x200

Por que sua equipe deve praticar mindfulness?

As evidências sugerem que a prática de mindfulness (atenção plena) pode ajudar a aumentar a resiliência, o...

Receba nossas novidades e informações

Cadastre-se e receba nossa newsletter com nossa agenda de cursos e novidades sobre Mindfulness!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?