MBSR - Mindfulness-Based Stress Reduction

Universidade de San Diego, Califórnia

Programa de Redução de Stress baseada em Mindfulness - MBSR

MBSR

 

O MBSR, Mindfulness-Based Stress Reduction, foi criado em 1979, na Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts pelo Dr. Jon Kabat-Zinn, a principal referência do Mindfulness em todo mundo.

Desde então, centenas de centros em todo mundo e dezena de milhares de pessoas têm se beneficiado desse curso de 8 semanas, desenhado para ensinar as pessoas a enfrentar o estresse e seus sintomas, assim como os desafios da vida diária, através de estratégias baseadas em Mindfulness.

A efetividade desse curso se baseia em investigações científicas realizadas em todo mundo, que comprovam a sua eficácia, de uma forma consistente e confiável para uma grande quantidade de condições médicas como ansiedade, dor crônica, psoríase, transtornos gastro-intestinais, entre muitos outros.

O programa, assim como concebido originalmente, é uma intervenção em grupo, com duração de oito semanas, com duas horas e trinta minutos para cada encontro. O primeiro e último encontro têm duração de três horas, mais um dia de treinamento intensivo entre o sexto e o sétimo encontro.

O programa pode ser oferecido ao público em geral, escolas, hospitais, clínicas, escritórios, empresas e universidades.

Esse treinamento permite-nos despertar para o automatismo em nossas vidas, trazendo mais consciência, clareza mental e uma percepção mais aberta da nossa maneira de nos relacionarmos com o mundo em nossa volta.

Objetivos do Curso

Ao completar o curso MBSR ®, os participantes devem estar aptos a:

Compreender a teoria e as pesquisas que embasam e dão suporte ao programa;

Aplicar as práticas na vida diária;.

Desenvolver habilidades para o manejo do estresse e dos desafios na vida diária, respondendo assertivamente com inteligência ao invés de reagir;

Encontrar seu propósito e intenção de vida;

Fazer escolhas conscientes;

Desenvolver uma fala e escuta atenta e amorosa;

Benefícios de Mindfulness

  • Aumenta a consciência de si mesmo;
  • Dimiui a reatividade emocional;
  • Reconhecer que tudo é impermanente (emoções, pensamento e sensações);
  • Maior calma, concentração, atenção, paz interior e paciência;
  • Maior compreensão consigo mesmo;
  • Melhora a resposta imunológica;
  • Aumento de Empatia, resiliência e inteligência emocional;
  • Maior consciência dos julgamento;
  • Menor identificação com os pensamento “eu não sou os meus pensamento”;
  • Benefícios físicos, psicológicos e emocionais foram relatados na literatura científica (+ de 4000 estudos científicos);

O programa MBSR , criado pelo Dr. Jon Kabat-Zinn no centro médico da Universidade de Massachusetts, também se mostrou eficaz no tratamento complementar de enfermidades como:

Hipertensão, Câncer, Asma, Psoríase, dor crônica, Enxaqueca, Fibronmialgia, e outros.

Temas das sessões

  • Introdução ao Mindfulness “Saindo do piloto automático – Quebrando os hábitos”;
  • Percepção e Consciência “formas de ver”
  • Estresse – Reação ao estresse “estresse e percepção”
  • Estresse – Resposta ao estresse “ciclo de respostas ao estresse”
  • Manejando sensações e emoções difíceis “desenvolvendo resiliência”
  • Comunicação difícil “Comunicação assertiva, passiva, agressiva”
  • Retiro: Imersão em silêncio
  • Mindfulness e compaixão
  • Encontrando seu próprio caminho – “O primeiro dia do resto das nossas vidas”
Retiro Mindfulness em Vipassanã

Formato do Programa

  • 8 sessões semanais – 35 horas;
  • 1 sessão de dia inteiro entre as sessões 6 e 7;

Conteúdo das sessões

  • Práticas guiadas de meditação;
  • Práticas de movimentos conscientes;
  • Diálogos e reflexões sobre 9 experiências;
  • Áudios das práticas; Manual do participante;
  • Tarefas semanais;

Advanced teacher of MBSR - Universidade de San Diego - California (UCSD)

Qualified Teachers of MBSR - Universidade de San Diego - California (UCSD)

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26 de outubro de 2020 - 14 de dezembro de 2020
domingo 08 nov 2020

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sábado 16 jan 2021

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16 de janeiro de 2021 - 13 de março de 2021
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9:00 AM - 5:00 PM
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