MSC - Mindful Self-Compassion

Center for Mindful Self-Compassion

Mindful Self-Compassion

MSC - Mindful Self-Compassion

“Quando as qualidades positivas da compaixão tocam o coração que gera a compaixão, o coração se mantém em um estado de felicidade graças ao que ele próprio criou”
Dzigar Kontrul Rinpoche – O Caminho do Guerreiro Compassivo

Mindful Self-Compassion (MSC) é um programa de treinamento de 8 semanas apoiado empiricamente projetado para cultivar a habilidade da autocompaixão. Com base na pesquisa inovadora de Kristin Neff e na experiência clínica de Christopher Germer, a MSC ensina princípios e práticas básicas que permitem aos participantes responder a momentos difíceis em suas vidas com bondade, cuidado e compreensão.

Os três componentes-chave da autocompaixão são a auto-bondade, o senso de humanidade compartilhada e a atenção consciente equilibrada.

A bondade abre nossos corações para o sofrimento, para que possamos nos dar o que precisamos.

Compaixão Mindfulness

A humanidade compartilhada nos abre para nossa inter-relação essencial, para que saibamos que não estamos sozinhos.

A atenção plena nos abre para o momento presente, para que possamos aceitar nossa experiência mais facilmente. Juntos, eles compõem um estado de presença calorosa e conectada.

>A autocompaixão pode ser aprendida por qualquer pessoa, mesmo aqueles que não receberam afeto suficiente na infância ou que se sentem desconfortáveis quando são bons para si mesmos.

É uma atitude corajosa que resiste ao dano, incluindo o que involuntariamente infligimos a nós mesmos através da autocrítica, auto isolamento ou auto absorção.

A autocompaixão proporciona força emocional e resiliência, permitindo-nos admitir nossas deficiências, motivar-nos com bondade, perdoar-nos quando necessário, relacionar-se de todo coração com os outros, e ser mais autenticamente nós mesmos.

Pesquisas em rápida expansão mostram que a autocompaixão está fortemente associada ao bem-estar emocional, redução da ansiedade, depressão e estresse, manutenção de hábitos saudáveis como dieta e exercício e satisfação nas relações pessoais. E é mais fácil do que você pensa.

Depois de participar do programa de Mindfulness e Autocompaixão, você poderá:

  • Praticar a autocompaixão na vida cotidiana;
  • Entender os beneficios empiricamente apoiados da autocompaixão;
  • Motivar-se com bondade ao invés de críticas;
  • Lidar com emoções dificeis com mais facilidade;
  • Transformar velhas e novas relações desafiadoras;
  • Gerenciar com mais sabedoria a fadiga do cuidador;
  • Praticar a arte de saborear suas virtudes, forças e talentos.

O que você pode esperar

As atividades do programa incluem meditação, exercícios experienciais, conversas curtas, discussão em grupo e práticas para fazer em casa.

O objetivo do MSC é que os participantes experimentem diretamente a autocompaixão e aprendam práticas que ajudem a desenvolver autocompaixão na vida cotidiana.

O MSC é principalmente um programa de treinamento de compaixão em vez de um programa de atenção plena, embora a atenção plena seja a base da autocompaixão.

O programa MSC também não é psicoterapia, na medida em que a ênfase da MSC é na construção de recursos emocionais e não no enfrentamento de velhas feridas.

Mudanças positivas ocorrem naturalmente à medida que desenvolvemos a capacidade de estar conosco mesmos de forma mais gentil e compassiva.

Compaixão é uma emoção positiva e energizante. No entanto, diz-se que “o amor revela tudo diferente de si mesmo”. Embora algumas emoções difíceis possam surgir ao praticar a autocompaixão, os professores da MSC estão comprometidos em fornecer um ambiente seguro e solidário para que esse processo se desenvolva e torne a jornada interessante e agradável para todos.

O MSC inclui 8 sessões semanais de cerca de 3 horas cada, além de um retiro de 4 horas. Antes de se inscrever, os participantes devem se planejar para participar de todas as sessões e praticar mindfulness e autocompaixão por pelo menos 30 minutos por dia durante todo o programa.

Pré-requisitos

Nenhuma experiência prévia com atenção plena ou meditação é necessária para frequentar o MSC. Para garantir a segurança, os participantes são solicitados a fornecer informações gerais quando se inscreverem no programa.

Este programa atende a um dos pré-requisitos para se tornar um professor do MSC. Para obter mais informações sobre a Formação de Professores do MSC ou do MSC, visite www.CenterForMSC.org e www.mindfulnessyautocompasion.com

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13 de junho de 2022 - 8 de agosto de 2022
terça-feira 09 ago 2022

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9 de agosto de 2022 - 4 de outubro de 2022
sábado 13 ago 2022

Formação de Instrutores de Mindfulness – Consciência Plena – Centro VidaMindfulness/MTI Mindfulness Trainings International – Módulo I

VidaMindfulness – Centro de Estudos e Aprendizado de Mindfulness – Santo Antonio da Serra
13 de agosto de 2022 - 20 de agosto de 2022
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