SCHC® - Autocompaixão para a Comunidade da Saúde

Adaptado pelos criadores do programa HC, Kristin Neff & Christopher Germer

Mindful Self-Compassion

SCHC® - Autocompaixão para a Comunidade da Saúde

Você já se perguntou se havia uma habilidade que você poderia usar para ajudá-lo a manter um atendimento realmente compassivo para os pacientes em face de demandas concorrentes como tecnologia e documentação, pressão de tempo, trauma e fadiga do paciente?

Uma pesquisa crescente está mostrando que as habilidades de autocompaixão podem ser particularmente benéficas para os profissionais de saúde, permitindo-lhes ter maior satisfação em suas funções de cuidador, menos estresse e mais resiliência emocional. A boa notícia é que as habilidades de autocompaixão são treináveis e aumentam sua capacidade de lidar com desafios estressantes.

O Treinamento de Autocompaixão para Comunidades de Saúde (SCHC) é uma adaptação de saúde baseada em evidências de 6 horas do Mindful Self-Compassion, o programa empiricamente apoiado pela Dra. Kristin Neff da UT Austin e pelo Dr. Chris Germer da Harvard Medical School. Este treinamento tem como objetivo melhorar o bem-estar e a resiliência pessoal em profissionais de saúde, ensinando habilidades de autocompaixão consciente para lidar com situações emocionais angustiantes à medida que ocorrem no trabalho e em casa.

MSC Vida Mindfulness
Fonte: Freepik

Em pesquisa publicada no Journal of Clinical Psychology, Neff.Knox.2020, o programa SCHC foi considerado significativamente:
• Diminuição: depressão, estresse, estresse traumático secundário e esgotamento;
• Aumento: autocompaixão, atenção plena, compaixão pelos outros, satisfação no trabalho em profissionais de saúde.

Ao contrário de outras técnicas de autocuidado, as práticas de autocompaixão podem ser usadas no local, durante o trabalho com pacientes e colegas.

Como participante do programa, você pode aprender os seguintes objetivos:

• Descrever os principais componentes da autocompaixão e da atenção plena e como eles podem ser integrados ao seu papel como profissional de saúde;
• Ser capaz de explicar a diferença entre empatia e compaixão e utilizar estratégias para evitar a exaustão emocional;
• Ser capaz de praticar técnicas para aumentar a autocompaixão no trabalho e na vida cotidiana;
• Pratique pelo menos uma habilidade de cada sessão para cuidar de si mesmo emocionalmente enquanto cuida de outras pessoas que estão passando por dificuldades;
• Descrever os principais componentes da autocompaixão e da atenção plena e como eles podem ser integrados ao seu papel como profissional de saúde;
• Ser capaz de explicar a diferença entre empatia e compaixão e utilizar estratégias para evitar a exaustão emocional;
• Ser capaz de praticar técnicas para aumentar a autocompaixão no trabalho e na vida cotidiana;
• Pratique pelo menos uma habilidade de cada sessão para cuidar de si mesmo emocionalmente enquanto cuida de outras pessoas que estão passando por dificuldades.

MSC Vida Mindfulness
Fonte: Freepik

O programa de Treinamento de Autocompaixão para Comunidades de Saúde se reúne em seis sessões de 1 hora. Um momento de autocompaixão pode mudar todo o seu dia.

Uma série de momentos como esse pode mudar o curso de sua vida. Chris Germer, PhD.

Objetivos do Curso

Ao completar o curso SCHC®, os participantes devem estar aptos a:

Compreender a teoria e as pesquisas que embasam as práticas de autocompaixão ;

Aplicar as práticas de autocompaixão na vida diária encorajando-se com ânimo ao invés de excessiva autocrítica;

Desenvolver habilidades para manejar emoções difíceis com uma consciência de bondade amorosa, humanidade compartilhada e atenção plena;

Desenvolver estratégias para lidar com o estresse e o Burnout;

Encontrar seu propósito e intenção de vida;

Temas das sessões:

  1. O que é Autocompaixão
    Introdução, Mitos e Pesquisas sobre a Autocompaixão
  2. Praticando Autocompaixão
    A Psicologia da Autocompaixão . A Pausa autocompassiva. Momentos Mindfulness
  3. Descobrindo sua voz Compassiva
    Autocriticismo e Segurança.Motivando-se com Compaixão.
  4. Autocompaixão e Resiliência
    Estratégias para manejar Emoções Difíceis.
  5. Autocompaixão e Burnout
    -Estresse e Burnout. Compaixão e Equanimidade.
  6. Fazendo Valer a Pena
    -Valores Nucleares, Descobrindo sua verdadeira Intenção.

Público Alvo:

Profissionais de saúde-médicos,enfermeiras, psicólogos e pessoas que tenham interesse em desenvolver a capacidade de autocompaixão , mindfulness (atenção plena) e bondade amorosa.

Para esse curso não é necessário experiência anterior em práticas de atenção plena.

Treined MSC Teacher - Universidade de San Diego - California (UCSD)

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