Por que Mindfulness

Mindfulness pode ser definido como estar intencionalmente consciente,
no momento presente, sem julgamentos.

Por que Mindfulness?

Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.

Mindfulness promove uma forma de ser que ajuda, tanto a nós como aos outros, de nos cuidarmos e de vivermos vidas mais saudáveis. Pode nos ajudar a acessar nossos recursos interiores poderosos para lidarmos efetivamente com o estresse, as dificuldades e as doenças. Mindfulness é universal em sua natureza.

Sendo assim, o treinamento contemporâneo de mindfulness dá aos participantes a oportunidade de aprenderem e aplicarem práticas e princípios de uma forma inteiramente laica.

Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.

Podemos estar prestando atenção em um pensamento, em uma sensação, em outras pessoas ou no ambiente a nossa volta, mas estar conscientemente presente significa pôr a nossa atenção toda no momento presente, sem distrações.

Com tempo e prática, mindfulness nos ajuda a apreciarmos mais o relacionamento entre nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, e o mundo externo. Aprendemos a ver como eles estão todos conectados, e isso dá forma ao nosso bem-estar e ao bem-estar dos outros em nossa volta.

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Ser mindful é sentir as sensações no corpo, incluindo sensações desagradáveis, sem se apegar ou tentar se livrar delas. É observar os pensamentos sem achar que eles representam sempre uma versão da realidade. É estar mais aberto e compassivo com as pessoas e situações em torno de você. E quando praticado com diligência e paciência, ele pode transformar a sua saúde, seus relacionamentos, e impactar toda a sua vida.

Mindfulness nos permite fazer as pazes com nosso corpo e mente, e a confiar em nossa experiência, nos possibilitando diminuir o nosso sofrimento, para que possamos aprender que somos imperfeitos por natureza.

A prática regular e serena da atenção plena ajuda a modelar o nosso cérebro, podendo modificar nossa mente, nosso corpo e nossa vida.

É importante lembrar que Mindfulness não é sobre parar de pensar, controlar a mente, uma técnica de relaxamento ou entender de neurociência, mas sim estar plenamente em sua experiência, sem julgamentos, com abertura, aceitação e generosidade.

Alguns benefícios ao praticarmos Atenção Plena regularmente

Aumenta a imunidade sob situações estressantes. (Davidson 2003)

Aumenta a resiliência e a capacidade do cérebro para processar as emoções em eventos estressantes. (Davidson 2003)

Redução da dor crônica. (Kabat-Zinn 1998)

Propicia um aumento natural da empatia e da compaixão tanto pelos outros como por si mesmo. (Shapiro et tal 2008)

Aumenta a qualidade de vida, inclusive dedoenças crônicas associadas ao Estresse.
(Carlson et tal 2207)

Aumenta o bem estar psicológico.
(Fredrickson et tal 2013)

A maneira como recebemos umas informação pela primeira vez, se plenamente atentos ou de forma automatizada, determina como vamos usá-la depois.
(E Langer)

Perceber que a nossa mente está constantemente pensando em algo do passado ou planejando algo no futuro. O passado não é real; ele já aconteceu. O futuro também não é real; ele ainda não aconteceu. A nossa realidade está onde colocamos a nossa atenção.
(William James)

Aumento da nossa perspectiva, nos permitindo dar um passo atrás e ver os eventos com mais clareza.

Aumenta o nosso repertório e recursos para lidar com as dificuldades nos permitindo escolher ao invés de simplesmente reagir a um evento externo ou interno.

Maior consciência sobre nossos padrões e hábitos do corpo e da mente – Piloto Automático.

Aprendemos a nos tratar com mais carinho e compaixão, a saber que nosso corpo é sábio e que já nascemos com tudo o que precisamos, ao invés de agirmos sob uma perspectiva da autocrítica e perfeccionismo.

Ajuda a perceber que os seus pensamentos e as suas sensações físicas não são permanentes e não representam a totalidade de quem você realmente é.

Estar ancorado no momento presente te deixa livre de muitos pensamentos e fantasias e das distrações frequentes, disponibilizando o desenvolvimento de todo o teu potencial para a executar qualquer a tarefa.

Te ajuda a entender o que pode e o que não pode ser mudado e a entender que nem tudo está sob o seu controle.

Desenvolvimento de mais empatia, compaixão e autocuidado, ao se tornar mais sensível ao seu corpo e mente, consequentemente se tornando também mais atento aos outros e ao ambiente ao seu redor.

O que é Mindfulness para algumas pessoas importantes?

Percepção em alta resolução” – Search Inside Yourself (Google)

A qualidade da consciência que emerge quando a sua atenção não é distorcida por um viés” – Sharon Salberg

O gentil esforço em estar continuamente atento a sua experiência” – Joseph Goldstein

Consciência do momento presente com aceitação, saber o que você esta sentindo no momento” – Chris Germer

O acolhimento ativo e sem julgamento da experiência da experiência no aqui e agora” – Steven Hayes

A capacidade de Prestar atenção de uma maneira consciente a experiência que está acontecendo no momento presente, com interesse, curiosidade e aceitação“​

Prestar atenção de maneira intencional ao momento presente, sem julgar

Dúvidas Frequentes

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Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.

Vamos pegar como exemplo uma pessoa dentro de um carro durante um engarrafamento. As reações mais comuns seriam essa pessoa entrar em estado de estresse porque começa a pensar em tudo que ainda tem que fazer durante o dia, sentir frustração porque sente que está perdendo tempo, sentir raiva, etc.

Porém, essas reações só pioram algo que já está ruim. Aí que o mindfulness pode te ajudar. Você pode pensar: Bom, estou preso no trânsito, não há nada que eu possa fazer. Qual será a causa? Pode ser um acidente. Poderia ser inclusive eu ou algum conhecido. É justa minha atitude de agressividade?

Ou seja, o mindfulness também treina a sua empatia e sua paciência.

No início, é possível que você não consiga ou ache difícil encaixar a meditação na sua agenda, afinal, estamos cada vez mais sem tempo. Além da falta de tempo, vivemos uma avalanche de estímulos e informações que nos deixa dispersos de nós mesmos. Você ainda está 100% concentrado aqui?

A primeira coisa a se entender é que com práticas curtas de 5 minutos no início, desde que haja dedicação, você começa a criar as condições para vencer as próprias limitações da mente. Isso te ajuda a fortalecer as bases para práticas mais longas. Mesmo em poucos instantes já podem surgir efeitos consideráveis.

O olhar do principiante é aquele que geralmente já vem carregado de crenças e juízo de valores. Geralmente é com base neles que tomamos decisões, pois nos guiam sobre o que é bom ou ruim, sobre o que eu gosto ou não. Porém, eles são baseados em experiências passadas, que não são o aqui e o agora.

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