Por que Mindfulness

Mindfulness pode ser definido como estar intencionalmente consciente,
no momento presente, sem julgamentos.

Mindfulness:

Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.

Mindfulness promove uma forma de ser que ajuda, tanto a nós como aos outros, de nos cuidarmos e de vivermos vidas mais saudáveis. Pode nos ajudar a acessar nossos recursos interiores poderosos para lidarmos efetivamente com o estresse, as dificuldades e as doenças. Mindfulness é universal em sua natureza.

Sendo assim, o treinamento contemporâneo de mindfulness dá aos participantes a oportunidade de aprenderem e aplicarem práticas e princípios de uma forma inteiramente laica.

Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.

Podemos estar prestando atenção em um pensamento, em uma sensação, em outras pessoas ou no ambiente a nossa volta, mas estar conscientemente presente significa pôr a nossa atenção toda no momento presente, sem distrações.

Com tempo e prática, mindfulness nos ajuda a apreciarmos mais o relacionamento entre nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, e o mundo externo. Aprendemos a ver como eles estão todos conectados, e isso dá forma ao nosso bem-estar e ao bem-estar dos outros em nossa volta.

Definições de Mindfulness:

“…prestar atenção de uma forma específica: com propósito, no momento presente e sem julgamentos (1994);

…a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos (2005).”

Dr. John Kabat-Zinn

 

“Mindfulness é o milagre pelo qual nós nos recuperamos e tornamo-nos mestres de nós mesmos.”

Thich Nhat Hanh

 

“Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.”

Bangor University, Wales, UK

 

“Mindfulness é a prática de colocarmos toda a nossa atenção, de coração aberto, no que está acontecendo no momento; fisicamente e mentalmente, tanto dentro como em volta de nós.”

Tarchin Hearn

 

“Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no nomento presente, com compaixão, curiosidade e de coração aberto. “

Oxford Mindfulness Centre

 

“Mindfulness é uma forma de aprender a relacionar-se diretamente com o que estiver acontecendo na sua vida, uma forma de tomar controle de sua vida, uma forma de fazer algo para você que ninguém mais pode fazer por você – conscientemente e sistematicamente trabalhando com o seu próprio estresse, dor, doença e com os desafios e demandas da vida diária.”

University of Massachusetts; Centre for Mindfulness

 

“Definimos mindfulness como a observação concentrada e sem julgamentos de nossas percepções, pensamentos e emoções no momento presente, com uma atitude de equanimidade, curiosidade, abertura e aceitação.”

Jeremy Hunter 

 

“O treinamento de mindfulness cultiva as habilidades inatas da mente para estar focada, clara, criativa e compassiva. Não se trata de tornar-se absorto em algo. É sobre a habilidade de focalizar, e de manterm a sua atenção quando você escolher de fazê-la, e de ser capaz de notar que você está fazendo essa escolha.”

Junice Marturano 

 

“O fundamento da prática de mindfulness é de cultivar a consciência, focando-a relaxadamente, no surgimento de cada momento da experiência, seja durante os períodos, de práticas sentadas ou durante a vida cotidiana.”

Francisco Varela et al

 

“O simples ato de perceber as coisas ativamente.”

Ellen Langer

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segunda-feira 26 out 2020

Curso MBSR – Redução de Estresse Baseado em Mindfulness

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26 de outubro de 2020 - 14 de dezembro de 2020
sábado 16 jan 2021

Curso mPEAK – Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge

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16 de janeiro de 2021 - 13 de março de 2021
sábado 17 abr 2021

Imersão Mindfulness com o Lama Jangchub Reid

Centro de Ensino de Mindfulness – Santo Antonio da Serra
9:00 AM - 5:00 PM
domingo 18 abr 2021

Retiro Vipassanã – Abril 2021

Monte Karuna
18 de abril de 2021 - 25 de abril de 2021

Ser mindful é sentir as sensações no corpo, incluindo sensações desagradáveis, sem se apegar ou tentar se livrar delas. É observar os pensamentos sem achar que eles representam sempre uma versão da realidade. É estar mais aberto e compassivo com as pessoas e situações em torno de você. E quando praticado com diligência e paciência, ele pode transformar a sua saúde, seus relacionamentos, e impactar toda a sua vida.

Mindfulness nos permite fazer as pazes com nosso corpo e mente, e a confiar em nossa experiência, nos possibilitando diminuir o nosso sofrimento, para que possamos aprender que somos imperfeitos por natureza.

A prática regular e serena da atenção plena ajuda a modelar o nosso cérebro, podendo modificar nossa mente, nosso corpo e nossa vida.

É importante lembrar que Mindfulness não é sobre parar de pensar, controlar a mente, uma técnica de relaxamento ou entender de neurociência, mas sim estar plenamente em sua experiência, sem julgamentos, com abertura, aceitação e generosidade.

Alguns benefícios ao praticarmos Atenção Plena regularmente

Aumenta a imunidade sob situações estressantes. (Davidson 2003)

Aumenta a resiliência e a capacidade do cérebro para processar as emoções em eventos estressantes. (Davidson 2003)

Redução da dor crônica. (Kabat-Zinn 1998)

Propicia um aumento natural da empatia e da compaixão tanto pelos outros como por si mesmo. (Shapiro et tal 2008)

Aumenta a qualidade de vida, inclusive dedoenças crônicas associadas ao Estresse.
(Carlson et tal 2207)

Aumenta o bem estar psicológico.
(Fredrickson et tal 2013)

A maneira como recebemos umas informação pela primeira vez, se plenamente atentos ou de forma automatizada, determina como vamos usá-la depois.
(E Langer)

Perceber que a nossa mente está constantemente pensando em algo do passado ou planejando algo no futuro. O passado não é real; ele já aconteceu. O futuro também não é real; ele ainda não aconteceu. A nossa realidade está onde colocamos a nossa atenção.
(William James)

Aumento da nossa perspectiva, nos permitindo dar um passo atrás e ver os eventos com mais clareza.

Aumenta o nosso repertório e recursos para lidar com as dificuldades nos permitindo escolher ao invés de simplesmente reagir a um evento externo ou interno.

Maior consciência sobre nossos padrões e hábitos do corpo e da mente – Piloto Automático.

Aprendemos a nos tratar com mais carinho e compaixão, a saber que nosso corpo é sábio e que já nascemos com tudo o que precisamos, ao invés de agirmos sob uma perspectiva da autocrítica e perfeccionismo.

Ajuda a perceber que os seus pensamentos e as suas sensações físicas não são permanentes e não representam a totalidade de quem você realmente é.

Estar ancorado no momento presente te deixa livre de muitos pensamentos e fantasias e das distrações frequentes, disponibilizando o desenvolvimento de todo o teu potencial para a executar qualquer a tarefa.

Te ajuda a entender o que pode e o que não pode ser mudado e a entender que nem tudo está sob o seu controle.

Desenvolvimento de mais empatia, compaixão e autocuidado, ao se tornar mais sensível ao seu corpo e mente, consequentemente se tornando também mais atento aos outros e ao ambiente ao seu redor.

O que é Mindfulness para algumas pessoas importantes?

Percepção em alta resolução” – Search Inside Yourself (Google)

A qualidade da consciência que emerge quando a sua atenção não é distorcida por um viés” – Sharon Salberg

O gentil esforço em estar continuamente atento a sua experiência” – Joseph Goldstein

Consciência do momento presente com aceitação, saber o que você esta sentindo no momento” – Chris Germer

O acolhimento ativo e sem julgamento da experiência da experiência no aqui e agora” – Steven Hayes

A capacidade de Prestar atenção de uma maneira consciente a experiência que está acontecendo no momento presente, com interesse, curiosidade e aceitação“​

Prestar atenção de maneira intencional ao momento presente, sem julgar

Dúvidas Frequentes

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Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.

Vamos pegar como exemplo uma pessoa dentro de um carro durante um engarrafamento. As reações mais comuns seriam essa pessoa entrar em estado de estresse porque começa a pensar em tudo que ainda tem que fazer durante o dia, sentir frustração porque sente que está perdendo tempo, sentir raiva, etc.

Porém, essas reações só pioram algo que já está ruim. Aí que o mindfulness pode te ajudar. Você pode pensar: Bom, estou preso no trânsito, não há nada que eu possa fazer. Qual será a causa? Pode ser um acidente. Poderia ser inclusive eu ou algum conhecido. É justa minha atitude de agressividade?

Ou seja, o mindfulness também treina a sua empatia e sua paciência.

No início, é possível que você não consiga ou ache difícil encaixar a meditação na sua agenda, afinal, estamos cada vez mais sem tempo. Além da falta de tempo, vivemos uma avalanche de estímulos e informações que nos deixa dispersos de nós mesmos. Você ainda está 100% concentrado aqui?

A primeira coisa a se entender é que com práticas curtas de 5 minutos no início, desde que haja dedicação, você começa a criar as condições para vencer as próprias limitações da mente. Isso te ajuda a fortalecer as bases para práticas mais longas. Mesmo em poucos instantes já podem surgir efeitos consideráveis.

O olhar do principiante é aquele que geralmente já vem carregado de crenças e juízo de valores. Geralmente é com base neles que tomamos decisões, pois nos guiam sobre o que é bom ou ruim, sobre o que eu gosto ou não. Porém, eles são baseados em experiências passadas, que não são o aqui e o agora.

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