Menu

Por que Mindfulness

Mindfulness pode ser definido como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Mindfulness:

Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.

Mindfulness promove uma forma de ser que ajuda, tanto a nós como aos outros, de nos cuidarmos e de vivermos vidas mais saudáveis. Pode nos ajudar a acessar nossos recursos interiores poderosos para lidarmos efetivamente com o estresse, as dificuldades e as doenças. Mindfulness é universal em sua natureza.

Sendo assim, o treinamento contemporâneo de mindfulness dá aos participantes a oportunidade de aprenderem e aplicarem práticas e princípios de uma forma inteiramente laica.

Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.

Podemos estar prestando atenção em um pensamento, em uma sensação, em outras pessoas ou no ambiente a nossa volta, mas estar conscientemente presente significa pôr a nossa atenção toda no momento presente, sem distrações.

Com tempo e prática, mindfulness nos ajuda a apreciarmos mais o relacionamento entre nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, e o mundo externo. Aprendemos a ver como eles estão todos conectados, e isso dá forma ao nosso bem-estar e ao bem-estar dos outros em nossa volta.

Definições de Mindfulness:

” …prestar atenção de uma forma específica: com propósito, no momento presente e sem julgamentos (1994);

…a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos (2005).”

Dr. John Kabat-Zinn

“Mindfulness é o milagre pelo qual nós nos recuperamos e tornamo-nos mestres de nós mesmos.”

Thich Nhat Hanh

“Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.”

Bangor University, Wales, UK

“Mindfulness é a prática de colocarmos toda a nossa atenção, de coração aberto, no que está acontecendo no momento; fisicamente e mentalmente, tanto dentro como em volta de nós.”

Tarchin Hearn

“Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no momento presente, com compaixão, curiosidade e de coração aberto. “

Oxford Mindfulness Centre

“Mindfulness é uma forma de aprender a relacionar-se diretamente com o que estiver acontecendo na sua vida, uma forma de tomar controle de sua vida, uma forma de fazer algo para você que ninguém mais pode fazer por você – conscientemente e sistematicamente trabalhando com o seu próprio estresse, dor, doença e com os desafios e demandas da vida diária.”

University of Massachusetts; Centre for Mindfulness

“Definimos mindfulness como a observação concentrada e sem julgamentos de nossas percepções, pensamentos e emoções no momento presente, com uma atitude de equanimidade, curiosidade, abertura e aceitação.”

Jeremy Hunter 

“O treinamento de mindfulness cultiva as habilidades inatas da mente para estar focada, clara, criativa e compassiva. Não se trata de tornar-se absorto em algo. É sobre a habilidade de focalizar, e de manter a sua atenção quando você escolher de fazê-la, e de ser capaz de notar que você está fazendo essa escolha.”

Junice Marturano 

” O fundamento da prática de mindfulness é de cultivar a consciência, focando-a relaxadamente, no surgimento de cada momento da experiência, seja durante os períodos, de práticas sentadas ou durante a vida cotidiana.”

Francisco Varela et al. 

“O simples ato de perceber as coisas ativamente.”

Ellen Langer

É possível que haja coisas que não poassamos mudar – algumas condições externas da nossa vida por exemplo -, mas ao menos podemos perceber como reagimos ou respondemos a tudo o que nos acontece e podemos desenvolver estratégias para mudar a relação que temos com as circunstâncias. Com mindfulness, podemos aprender a transformar qualquer momento em que poderíamos nos sentir vítimas das circunstâncias em um momento de honestidade, iniciativa e confiança.

Burch

Agenda

Cursos, programas, workshops, palestras e mais…

Terça-feira | 5 mar 2024

MBPM ® – Kindfulness: Atenção Consciente e Amável para o Estresse

5 DE MARÇO DE 2024 – 30 DE ABRIL DE 2024
P R E S E N C I A L – Rio de Janeiro

Segunda-feira | 1 abr 2024

MSC ® – Mindful Self-Compassion

1 DE ABRIL DE 2024 – 3 DE JUNHO DE 2024
O N L I N E

Domingo | 10 mar 2024

Formação de Instrutores de Mindfulness – Consciência Plena – Centro VidaMindfulness/MTI Mindfulness Trainings International – Módulo II

VIDAMINDFULNESS – CENTRO DE ESTUDOS E APRENDIZADO DE MINDFULNESS – SANTO ANTONIO DA SERRA 10 DE MARÇO DE 2024 – 17 DE MARÇO DE 2024

Terça-feira | 17 out 2023

MSC ® – Mindful Self-Compassion

17 DE OUTUBRO DE 2023 – 12 DE DEZEMBRO DE 2023

Domingo | 06 ago 2023

Formação de Instrutores de Mindfulness – Consciência Plena – Centro VidaMindfulness/MTI Mindfulness Trainings International – Módulo I

VIDAMINDFULNESS – CENTRO DE ESTUDOS E APRENDIZADO DE MINDFULNESS – SANTO ANTONIO DA SERRA 6 DE AGOSTO DE 2023 – 13 DE AGOSTO DE 2023

Quinta-feira | 15 jun 2023

Evento – mPEAK – Mindful Performance Enhancement, Awareness & Knowledge

VIA PLATAFORMA ZOOM 15 DE JUNHO DE 2023 – 3 DE AGOSTO DE 2023

Ser mindful é sentir as sensações no corpo, incluindo sensações desagradáveis, sem se apegar ou tentar se livrar delas. É observar os pensamentos sem achar que eles representam sempre uma versão da realidade. É estar mais aberto e compassivo com as pessoas e situações em torno de você. E quando praticado com diligência e paciência, ele pode transformar a sua saúde, seus relacionamentos, e impactar toda a sua vida.

Mindfulness nos permite fazer as pazes com nosso corpo e mente, e a confiar em nossa experiência, nos possibilitando diminuir o nosso sofrimento, para que possamos aprender que somos imperfeitos por natureza.

A prática regular e serena da atenção plena ajuda a modelar o nosso cérebro, podendo modificar nossa mente, nosso corpo e nossa vida.

É importante lembrar que Mindfulness não é sobre parar de pensar, controlar a mente, uma técnica de relaxamento ou entender de neurociência, mas sim estar plenamente em sua experiência, sem julgamentos, com abertura, aceitação e generosidade.

Alguns benefícios ao praticarmos Atenção Plena regularmente

O que é Mindfulness para algumas pessoas importantes?

Dúvidas Frequentes

Tire todas as suas dúvidas sobre MindFulness

Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.

Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.

Vamos pegar como exemplo uma pessoa dentro de um carro durante um engarrafamento. As reações mais comuns seriam essa pessoa entrar em estado de estresse porque começa a pensar em tudo que ainda tem que fazer durante o dia, sentir frustração porque sente que está perdendo tempo, sentir raiva, etc.

Porém, essas reações só pioram algo que já está ruim. Aí que o mindfulness pode te ajudar. Você pode pensar: Bom, estou preso no trânsito, não há nada que eu possa fazer. Qual será a causa? Pode ser um acidente. Poderia ser inclusive eu ou algum conhecido. É justa minha atitude de agressividade?

Ou seja, o mindfulness também treina a sua empatia e sua paciência.

No início, é possível que você não consiga ou ache difícil encaixar a meditação na sua agenda, afinal, estamos cada vez mais sem tempo. Além da falta de tempo, vivemos uma avalanche de estímulos e informações que nos deixa dispersos de nós mesmos. Você ainda está 100% concentrado aqui?

A primeira coisa a se entender é que com práticas curtas de 5 minutos no início, desde que haja dedicação, você começa a criar as condições para vencer as próprias limitações da mente. Isso te ajuda a fortalecer as bases para práticas mais longas. Mesmo em poucos instantes já podem surgir efeitos consideráveis.

O olhar do principiante é aquele que geralmente já vem carregado de crenças e juízo de valores. Geralmente é com base neles que tomamos decisões, pois nos guiam sobre o que é bom ou ruim, sobre o que eu gosto ou não. Porém, eles são baseados em experiências passadas, que não são o aqui e o agora.

Tire suas dúvidas sobre Mindfulness

Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.

Blog

Fique por dentro de novidades sobre Mindfulness!

Mindfulness para Jogadores Profissionais Obtendo um Desempenho Extraordinário

Mindfulness para Jogadores Profissionais: Obtendo um Desempenho Extraordinário

programa-de-mindfulness-e-autocompaixao-msc

Programa MSC – Mindful Self-Compassion

O curso de Compaixão MSC (Mindful Self-Compassion) foi desenvolvido para o público em geral. É um programa...
por-que-sua-equipe-deve-praticar-mindfulness-2-400x200

Por que sua equipe deve praticar mindfulness?

As evidências sugerem que a prática de mindfulness (atenção plena) pode ajudar a aumentar a resiliência, o...

Receba nossas novidades e informações

Cadastre-se e receba nossa newsletter com nossa agenda de cursos e novidades sobre Mindfulness!

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?