Razões para ter Mindfulness na empresa

Razões para ter Mindfulness na empresa

Talvez você já tenha ouvido falar do Mindfulness como uma prática de meditação regular para melhoramento de qualidade de vida pessoal. Mas você sabe que o Mindfulness pode ter excelentes resultados no ambiente corporativo? Ter Mindfulness na empresa pode ser o caminho certeiro para criar um ambiente de trabalho agradável, eficiente e produtivo.

4 razões para ter Mindfulness na empresa

Mas como isso funciona? Bem, o termo Mindfulness se refere a um estado de atenção plena. Ou seja, é sobre estar presente no momento em que se vive, consciente de todas as suas ações e de tudo que está acontecendo a seu redor.

Parece simples? Mas, no nosso dia a dia, muitas vezes acabamos funcionando no piloto automático, sem realmente prestar atenção no que estamos fazendo. Nossos pensamentos voam longe, distraindo-se com outras preocupações e assuntos que nada têm a ver com o que está acontecendo onde nós estamos. No ambiente de trabalho, que requer atividades regulares que podem cair num certo marasmo, essa situação é especialmente comum. É um contexto que gera funcionários insatisfeitos e estressados, que não produzem de acordo com a sua capacidade.

Desse modo, existe, no ambiente empresarial, a necessidade de mudar essa situação, pelo bem todas as pessoas envolvidas. Por isso, vejamos, então, 4 razões para ter Mindfulness na empresa.

 

Mindfulness na empresa

O Mindfulness aumenta o controle cognitivo

O Mindfulness, então, emerge como uma estratégia para mudar esse contexto. De acordo com o psiquiatra Paulo Mattos, do Instituto D’Or, a pessoa que aplica as técnicas de meditação com regularidade ganha um controle cognitivo maior. Ou seja, ela possui uma consciência mais completa de tudo que está fazendo, e, com isso, controla melhor as suas ações.

Em um ambiente de trabalho, essa consciência é especialmente útil, pois permite uma melhor organização por parte do funcionário. Com a habilidade de focar no momento, fica mais fácil focar em uma tarefa de cada vez, realizando cada uma delas com perfeição.

 

A motivação aumenta

Quando você está inteiramente focado em uma tarefa, sem deixar sua mente voar para outros assuntos, sua motivação para realizar aquela ação aumenta significativamente. Afinal, é apenas nisso que você está pensando. Sendo assim, o Mindfulness na empresa é uma boa maneira de aumentar a motivação dos funcionários que, com essa nova atitude, sentem-se mais energizados para realizar seus serviços. A consequência é uma grande melhora na performance.

 

A capacidade de tomar decisões melhora

Há muitos estudos que conectam a prática da meditação com uma melhora na capacidade de raciocinar logicamente. Desse modo, em uma empresa, onde decisões lógicas e racionais precisam ser tomadas o tempo todo, o Mindfulness torna os membros da companhia mais aptos para tomar essas decisões de forma rápida e eficiente. A longo prazo, isso é essencial para fazer a empresa crescer.

Por que ter Mindfulness na empresa

 

Há um crescimento na capacidade de liderança

Quanto melhor for o foco na performance individual, melhor será a capacidade de liderança do funcionário. Isso porque, ao otimizar sua própria produção, ele terá o que é preciso para otimizar a produção de seus colegas. Assim, o funcionário ganha a capacidade de se destacar e ajudar os outros a seu redor, exercendo o papel de líder.

Essas são apenas algumas razões para ter Mindfulness na empresa. Mas, diante disso, já fica claro que a prática é uma excelente estratégia para melhorar a performance do seu negócio. Por isso, o próximo passo é saber como instituí-la na sua empresa. E, para conseguir fazer isso, o melhor é adotar um programa de um centro de tratamento especializado na área, como o Vidamindfulness, que oferece programas voltados para o desenvolvimento de Mindfulness no ambiente corporativo. Entre em contato para saber mais!