Viva o momento Presente!

Viva o momento Presente!

A vida da mulher atual é multifacetada. Queremos empreender, ser independentes, bem-sucedidas, fazer a diferença e nos sentir valiosas no mundo, ao mesmo tempo, em que desejamos compartilhar nossas vidas com um parceiro ou parceira de nossos sonhos, filhos e amigos queridos, nos sentir saudáveis e com vitalidade, viajar, conhecer o mundo… a lista é interminável.

Nós mulheres estamos diante de uma pressão sem precedentes: realizamos mil ações em um único dia, enfrentamos infinitas exigências de uma vida atribulada, atendendo a todos e a tudo, em um mundo nomeado pelos americanos como VUCA (em português a tradução seria Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo), ligado 24 horas por dia. Não é de se estranhar que tantas de nós estejamos exaustas, estressadas, nos sentindo ansiosas e esgotadas ou até deprimidas, sem saber como vamos dar conta de tantas funções e ainda sermos felizes.

Viva o momento Presente!

Quando estamos ansiosas, não estamos conectadas no momento presente e tão pouco com o corpo. Tudo se acelera – os pensamentos disparam querendo encontrar soluções para o futuro ou ruminando eventos do passado, o coração e a respiração ganham velocidade, dificultando pensar e agir com clareza e tomar decisões assertivas e saudáveis em todos os ambitos de nossas vidas. Nos tormamos impacientes, estressadas e por vezes fora de controle.

Pesquisas na Universidade de Harvard comprovam que 47% do tempo estamos vivendo no modo piloto automático, de forma automatizada e não consciente. Isso significa dizer que perdemos quase a metade da vida sem foco, sob estresse, em divagações e ou em apreenssões, sem realmente vivermos o momento presente, ou seja sem viver a própria vida que escorre pelas mãos.

Viva o momento Presente!

A boa notícia é que Mindfulness ou Atenção Plena é um potente antídoto ao estresse: ao esgotamento mental, emocional e físico. Nos permite estarmos mais presentes, calmas, despertas e flexíveis enquanto a vida acontece. As práticas nos possibilitam desenvolver o foco, a concentração, o equilíbrio emocional, a autoconfiança e a resiliência.

Através de Mindfulness ou Atenção Plena é possível acessar os próprios recursos internos para enfrentar as pressões diárias (auto-gestão) e a aumentar a capacidade de resolução dos desafios, com mais calma, criatividade, clareza e eficiência e a gerir conflitos através de uma comunicação mais empática desenvolvendo a habilidade de reconhecer necessidades e sentimentos, para uma comunicação assertiva e não-violenta. Além disso, com as práticas, é possível aumentar a capacidade de percepção, ou seja, a autoconsciência e o autocuidado, fazendo com que nos tornemos mais compassivas e amigas de nós mesmas e do mundo a nossa volta.

Viva o momento Presente!