Mindfulness pode ser definido como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.
Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.
Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.
Mindfulness promove uma forma de ser que ajuda, tanto a nós como aos outros, de nos cuidarmos e de vivermos vidas mais saudáveis. Pode nos ajudar a acessar nossos recursos interiores poderosos para lidarmos efetivamente com o estresse, as dificuldades e as doenças. Mindfulness é universal em sua natureza.
Sendo assim, o treinamento contemporâneo de mindfulness dá aos participantes a oportunidade de aprenderem e aplicarem práticas e princípios de uma forma inteiramente laica.
Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.
Podemos estar prestando atenção em um pensamento, em uma sensação, em outras pessoas ou no ambiente a nossa volta, mas estar conscientemente presente significa pôr a nossa atenção toda no momento presente, sem distrações.
Com tempo e prática, mindfulness nos ajuda a apreciarmos mais o relacionamento entre nossos pensamentos, sentimentos e sensações físicas, e o mundo externo. Aprendemos a ver como eles estão todos conectados, e isso dá forma ao nosso bem-estar e ao bem-estar dos outros em nossa volta.
” …prestar atenção de uma forma específica: com propósito, no momento presente e sem julgamentos (1994);
…a consciência que surge quando prestamos atenção, com propósito, no momento presente e sem julgamentos (2005).”
Dr. John Kabat-Zinn
“Mindfulness é o milagre pelo qual nós nos recuperamos e tornamo-nos mestres de nós mesmos.”
Thich Nhat Hanh
“Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.”
Bangor University, Wales, UK
“Mindfulness é a prática de colocarmos toda a nossa atenção, de coração aberto, no que está acontecendo no momento; fisicamente e mentalmente, tanto dentro como em volta de nós.”
Tarchin Hearn
“Mindfulness é a consciência que emerge quando prestamos atenção de propósito no momento presente, com compaixão, curiosidade e de coração aberto. “
Oxford Mindfulness Centre
“Mindfulness é uma forma de aprender a relacionar-se diretamente com o que estiver acontecendo na sua vida, uma forma de tomar controle de sua vida, uma forma de fazer algo para você que ninguém mais pode fazer por você – conscientemente e sistematicamente trabalhando com o seu próprio estresse, dor, doença e com os desafios e demandas da vida diária.”
University of Massachusetts; Centre for Mindfulness
“Definimos mindfulness como a observação concentrada e sem julgamentos de nossas percepções, pensamentos e emoções no momento presente, com uma atitude de equanimidade, curiosidade, abertura e aceitação.”
Jeremy Hunter
“O treinamento de mindfulness cultiva as habilidades inatas da mente para estar focada, clara, criativa e compassiva. Não se trata de tornar-se absorto em algo. É sobre a habilidade de focalizar, e de manter a sua atenção quando você escolher de fazê-la, e de ser capaz de notar que você está fazendo essa escolha.”
Junice Marturano
” O fundamento da prática de mindfulness é de cultivar a consciência, focando-a relaxadamente, no surgimento de cada momento da experiência, seja durante os períodos, de práticas sentadas ou durante a vida cotidiana.”
Francisco Varela et al.
“O simples ato de perceber as coisas ativamente.”
Ellen Langer
É possível que haja coisas que não poassamos mudar – algumas condições externas da nossa vida por exemplo -, mas ao menos podemos perceber como reagimos ou respondemos a tudo o que nos acontece e podemos desenvolver estratégias para mudar a relação que temos com as circunstâncias. Com mindfulness, podemos aprender a transformar qualquer momento em que poderíamos nos sentir vítimas das circunstâncias em um momento de honestidade, iniciativa e confiança.
Burch
Cursos, programas, workshops, palestras e mais…
Ser mindful é sentir as sensações no corpo, incluindo sensações desagradáveis, sem se apegar ou tentar se livrar delas. É observar os pensamentos sem achar que eles representam sempre uma versão da realidade. É estar mais aberto e compassivo com as pessoas e situações em torno de você. E quando praticado com diligência e paciência, ele pode transformar a sua saúde, seus relacionamentos, e impactar toda a sua vida.
Mindfulness nos permite fazer as pazes com nosso corpo e mente, e a confiar em nossa experiência, nos possibilitando diminuir o nosso sofrimento, para que possamos aprender que somos imperfeitos por natureza.
A prática regular e serena da atenção plena ajuda a modelar o nosso cérebro, podendo modificar nossa mente, nosso corpo e nossa vida.
É importante lembrar que Mindfulness não é sobre parar de pensar, controlar a mente, uma técnica de relaxamento ou entender de neurociência, mas sim estar plenamente em sua experiência, sem julgamentos, com abertura, aceitação e generosidade.
Tire todas as suas dúvidas sobre MindFulness
Mindfulness pode ser definida como estar intencionalmente consciente, no momento presente, sem julgamentos.
Essa capacidade é desenvolvida quando nos envolvemos em treinamento sistemático nas práticas regulares de meditação e, também, quando trazemos essa consciência e aceitação para a vida diária, a família e o trabalho.
Vamos pegar como exemplo uma pessoa dentro de um carro durante um engarrafamento. As reações mais comuns seriam essa pessoa entrar em estado de estresse porque começa a pensar em tudo que ainda tem que fazer durante o dia, sentir frustração porque sente que está perdendo tempo, sentir raiva, etc.
Porém, essas reações só pioram algo que já está ruim. Aí que o mindfulness pode te ajudar. Você pode pensar: Bom, estou preso no trânsito, não há nada que eu possa fazer. Qual será a causa? Pode ser um acidente. Poderia ser inclusive eu ou algum conhecido. É justa minha atitude de agressividade?
Ou seja, o mindfulness também treina a sua empatia e sua paciência.
No início, é possível que você não consiga ou ache difícil encaixar a meditação na sua agenda, afinal, estamos cada vez mais sem tempo. Além da falta de tempo, vivemos uma avalanche de estímulos e informações que nos deixa dispersos de nós mesmos. Você ainda está 100% concentrado aqui?
A primeira coisa a se entender é que com práticas curtas de 5 minutos no início, desde que haja dedicação, você começa a criar as condições para vencer as próprias limitações da mente. Isso te ajuda a fortalecer as bases para práticas mais longas. Mesmo em poucos instantes já podem surgir efeitos consideráveis.
O olhar do principiante é aquele que geralmente já vem carregado de crenças e juízo de valores. Geralmente é com base neles que tomamos decisões, pois nos guiam sobre o que é bom ou ruim, sobre o que eu gosto ou não. Porém, eles são baseados em experiências passadas, que não são o aqui e o agora.
Mindfulness significa prestar atenção ao que está acontecendo no momento, com bondade e curiosidade.
Fique por dentro de novidades sobre Mindfulness!
Cadastre-se e receba nossa newsletter com nossa agenda de cursos e novidades sobre Mindfulness!